segunda-feira, 31 de maio de 2010

Muito além da Jabulani


Vamos celebrar!
Celebrar a organização da Copa do Mundo da África do Sul por usar uma bola (principal elemento do futebol) na principal competição do mundo tão criticada pelos jogadores das principais seleções.

Não sei até que ponto os atletas "sponsored" by Nike têm isenção para criticar o produto da Adidas, mas o fato é que há 11 dias da Copa, a Jabulani (que quer dizer celebrar no idioma Zulu) vem recebendo severas críticas de atletas como os goleiros Júlio César e Casillas, além de Felipe Mello, Luís Fabiano, Elano e outros.

Patrocinado pela Adidas, Kaká é o único brasileiro que elogia a bola, mas tenho convicção que a opinião do meia não é isenta. Não sei se e quanto a Nike está bancando para seus pupilos detonarem a bola, mas por outro lado, nomes como Cech, Lampard e Ballack, todos patrocinados pela marca alemã, têm defendido (obviamente) a bola do Mundial.

Já tivemos bolas horríveis no Brasil, como a revolução de apenas oito gomos da Penalty, na década de 90, mas me parece que os problemas com a Jabulani vão muito além de suas mudanças de trajetória e de sua instabilidade. (Rodrigo Guidi)

Nenhum comentário: