A COPA PAULISTA chega à reta final com dois extremos: um clube tradicionalíssimo do futebol paulista (XV de Piracicaba) diante de um emergente (Atlético Sorocaba). Dois times que fizeram por merecer estar na grande final porque foram, indiscutivelmente, os melhores ao longo da competição.
A INVENCIBILIDADE do time de Sorocaba impressiona: desde a sétima rodada não perde: o último revés foi no dia 23 de agosto, em sua casa, para o Rio Branco. São quase três meses!!! Já o Alvinegro piracicabano tem a melhor campanha e nem precisará vencer para ser campeão; bastam somente dois empates.
O DUELO de técnicos também é interessante: de um lado o experiente e vencedor Paulo Roberto; do outro, o até então desconhecido Betão, que ganhou a confiança de todos em Piracicaba por ser trabalhador, "paizão" dos atletas e que provou entender de futebol. Ambos têm o time "nas mãos", como se diz na gíria do futebol.
A 'INVASÃO' está armada: pelo menos 500 torcedores de Piracicaba vão ao estádio Walter Ribeiro prestigiar o XV de Piracicaba. Serão dez ônibus fora os que vão de carro. Será um 'mar preto e branco' na rodovia do Açúcar..... Afinal, são 13 anos sem estar em uma final....
E, SEGUNDO a imprensa sorocaba, a torcida do Atlético não será grande este sábado; para eles, se tiver 1.000 pessoas torcendo pelo time da casa será muito. Os colegas jornalistas de lá acreditam até que a torcida piracicabana será maior. A justificativa: o Atlético Sorocaba é um clube muito novo. O time da "massa" de Sorocaba é o São Bento.
QUANTO ao duelo, sinceramente, se tivesse que apostar eu jogaria triplo. Como atuo na imprensa esportiva piracicabana, eu, naturalmente, vou torcer para o XV de Novembro. Mas, como crítico, espero um duelo muito equilibrado. Tão equilibrado que o Nhô Quim poderá ser campeão justamente pela vantagem que tem --- de dois resultados iguais.
O RESULTADO do título é o mais interessante. Uma vaga na Copa do Brasil traria uma ótima visibilidade (traduz-se em dinheiro e prestógio) ao clube paulista (seja XV ou Sorocaba), ainda que somente por duas partidas. XV de Campo Bom (RS), Asa de Arapiraca (AL) e Ipatinga (MG), entre outros, são exemplos de clubes que ficaram conhecidos nacionalmente a partir da Copa do Brasil.
OUTROS, mais ousados, como Paulista e Santo André, ganharam a competição nacional e disputaram a Libertadores de América. Isso seria uma glória para os clubes de Piracicaba ou de Sorocaba. Então, que vença o melhor. O primeiro embate será este sábado, às 19h, em Sorocaba. O segundo, dia 29, em Piracicaba....
até a próxima
Erivan Monteiro
2 comentários:
Tomara que seja a afirmação da ressurreição alvinegra, a volta da fênix. Vai XV, o maior do interior.
Sou piracicabano (XVsta de coração)moro em Sorocaba há dez anos.
Venho avisa-los para tomarem muito cuidado, pois a imprensa de soro está criando um clima que não existe.
Estão dizendo por aqui que Pira já está cantando de campeões e que até prefereriam pegar o Sto. André para dar uma final mais equilibrada, ou seja estão tentando convocar os "sorocabainos" que não apóiam o time da cidade.
Portanto Pira vamos invandir essa cidadezinha que não tem time e mostrar a eles com se torce para um time da sua cidade...
OBS.: disponibilizaram apenas 500 ingressos para Pira mas podem vir que os do Atlético não vendem mais que 100, ELES NÃO TEM TORCIDA...
Postar um comentário