terça-feira, 18 de novembro de 2008

Tudo ou nada

O basquete piracicabano estréia hoje contra São José do Rio Preto nos Jogos Abertos do Interior. A sina não é das melhores. O basquete está desprestigiado na primeira divisão dos Jogos Abertos. Cada grupo, no feminino e o masculino, só tem dois times, no caso Piracicaba e Rio Preto.
É aquela história: se Piracicaba levar o ouro, não fez mais do que a obrigação. Se perder, vira vexame. Por que? Porque, argumentarão os mais atentos, eram somente dois times e Piracicaba, jogando em casa, conseguiu deixar a medalha de ouro escorregar pelas mãos.
O esvaziamento do basquete nos Jogos Abertos, pelo menos na primeira divisão, é sinal de que o regulamento tem algumas rachaduras. O que se observa são três divisões em cada categoria - no feminino: Divisão Especial, Feminino Livre 1ª Divisão e Feminino Sub-21. No masculino as divisões se repetem. Ora, porque não manter, a exemplo de outros Jogos Abertos, duas divisões: a primeira e a Sub-21? Haveria mais jogos e emoção. O basquete é emoção, expectativa, jogos acirrados. É um esporte querido porque, ao contrário do falido futebol, não tem e nunca terá empate no apito final. Não aceita retranca.
Mas o regulamento está aí e o jeito é cumpri-lo. Que Piracicaba não cai na maldição de não obter o tão fadado ouro. Caso contrário, dificilmente o basquete conseguirá sobreviver em 2009. (José Ricardo Ferreira)

Um comentário:

Cáxara di Fórfi disse...

Novamente venho aqui convidá-los a conhecer o blog Cáxara di Fórfi: com charges exclusivas sobre o XV de Piracicaba.

E acho que até caberia troca de links, já que ambos os blogs tratam também do esporte piracicabano.

Sou tirista colaborador do JP.

Att
André