NO BOLÃO da Copa eu fui seco e apostei no futebol das Américas: classifiquei os sete times (os cinco da América do Sul e mais os dois da América do Norte) para a segunda fase. Até agora, não errei, pois o Uruguai e o México passaram no Grupo A; a Argentina 'passeou' no B e o incrível time dos EUA foi o campeão do Grupo C, à frente da poderosa Inglaterra.
HÁ AINDA grandes possibilidades para Paraguai no Grupo F (só precisa de um empate nesta quinta-feira contra a Nova Zelândia) para o Brasil no Grupo G e para o Chile no Grupo H - o time do meia Valdívia é o atual líder da chave. Se der tudo certo, as seleções das Américas terão 100% de aproveitamento nesta primeira fase da competição mundial de futebol.
NA OUTRA ponta, a decepção africana. Camarões foi o primeiro eliminado; depois vieram a anfitriã África do Sul, a Nigéria e a Argélia. Já a Costa do Marfim tem chances remotas de se classificar no grupo do Brasil. A decepção só não foi total porque Gana, mesmo perdendo nesta quarta-feira para a Alemanha, garantiu o segundo lugar no Grupo D.
NÃO GOSTO do futebol europeu. É muito 'mecânico' e sem criatividade. As exceções são os times 'latinos' da Espanha e da Itália, além da sempre forte Holanda, que praticam um futebol respeitável. Grécia, Eslovênia, Eslováquia, Sérvia, Dinamarca, Suíça, França e até as campeãs Alemanha e Inglaterra são times "duros de engolir". Quanta ruindade !!!
LIONEL MESSI é, para a maioria dos jornalistas e torcedores, o craque da Copa do Mundo até o momento. Eu acrescento outro nome: Donavan, o camisa 10 norte-americano. Sou fã de seu futebol desde a Copa de 2006 e acredito que ele está no mesmo nível do astro argentino, principalmente porque não tem a seu lado jogadores da qualidade que tem o elenco argentino.
NESTA QUINTA tem a tetracampeã Itália diante da Eslováquia. A 'Azzurra' novamente sofre na primeira fase de uma Copa, mas deve passar para as oitavas-de-final. Apesar de fraco tecnicamente, o time italiano não deve ser menosprezado, pois cresce nas horas certas. Foi assim em 1982 e em 2006, quando conquistou suas duas últimas estrelas.
Vamos ver,
até a próxima
Erivan Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário