quinta-feira, 10 de junho de 2010

Bolão complicado

Gary Medel, Pepe, Marco Amelia, Manuel Neuer, David James, Steve Mandanda, Jun li Ri, Philipp Lahm, Cláudio Bravo, Kalu Uche, Miso Brecko, José Manuel Reina, Kaká. Responda rápido se você conhece alguns desses jogadores. A probabilidade de acertar o último nessa relação é imensa. Mas os demais são meros desconhecidos. Assim como todas as seleções desse Mundial são desconhecidas para a maioria dos torcedores do Brasil.

Só lendo alguma coisa na internet e nos jornais é que teremos alguma segurança de expor alguma opinião sobre as seleções dessa Copa. Mesmo o Brasil é uma incógnita. Sinceramente, responda também: você se identifica com todos os jogadores da seleção convocada pelo Dunga? Claro que não. Diferente da Copa de 1970 ou 1982, praticamente nenhum vive em solos brasileiros e só quem TV por assinatura e é fanático por futebol sabe como foi a temporada 2009/10 de um Daniel Alves, de um Felipe Melo, de um Doni, de um Josué e assim por diante.

Parece que vou torcer contra, não é? É óbvio que não. Mas confesso, com tranquilidade, que não vejo essa seleção numa final.

Essa imensa torcida pelo Ganso, que ele devia ter sido convocado; os murmúrios pela não convocação do menino Neymar...Nada disso: essa dupla começou a a aparecer agora e não seria justo levá-la. Vão fazer falta mesmo o Ronaldinho Gaúcho e até o Adriano. Tudo bem, tem o Ramires...

Quem vive no meio dos craques ou viveu cobrindo as seleções, opina de uma forma muito segura: será que o dunga terá a capacidade de improvisar em algum momento de risco? Ou será que vai trabalhar mesmo como um trator, em linha reta, pesado, enxuto, burocrático? E seu banco, o que pode jogar a favor? Por isso, estou até com preguiça de participar do Bolão aqui na redação do JP. É muita incógnita não só com o Brasil, mas em relação a todas as seleções candidatas ao título. (Ricardo Baby é repórter e subeditor de Esportes)

Nenhum comentário: