Nos últimos dias pipocaram entre setores da crônica esportiva e torcedores opiniões defendendo a convocação de Roberto Carlos para o Mundial da África do Sul. Desde Casagrande e Neto, eternos ídolos corintianos, a jornalistas que não torcem para o Timão, muita gente alertou a Dunga sobre a performance do lateral nos últimos jogos.
Tá certo que ele melhorou de rendimento pelo que vinha jogando na Turquia, que agora parece ter encaixado seu futebol no elenco corintiano e que fez ontem, na minha opinião, uma grande partida, sendo o melhor em campo contra o Ituano. Mas daí a levá-lo à Copa é uma enorme distância e a campanha pró-Roberto Carlos é puro exagero.
Não concordo com o Dunga em alguns nomes cativos como, por exemplo, Josué e Gilberto Silva. Também não acho que Michel Bastos é melhor do que Marcelo, mas o tempo de Roberto Carlos com a amarelinha já passou.
Não falo isso pela "ajeitadinha" da meia que deixou Henry livre para eliminar o Brasil em 2006. Com 37 anos (completos no próximo sábado), o lateral passou os últimos anos num país sem tradição futebolística e, mesmo jogando bem, não tem mais qualidade para enfrentar uma Copa em alto nível.
Mesmo com sua experiência, dificilmente seria titular no time de Dunga e sua presença entre os 22, preterindo alguém que carregou o piano nos últimos anos, seria nociva ao grupo. A situação do lateral é muito parecida com a de Ronaldinho Gaúcho.
O meio-campo do Milan tem fama de querer servir à seleção apenas em jogos importantes e badalados e "fugir do pau" na hora de enfrentar seleções como Omã, Venezuela, ou a Bolívia em La Paz. Quem não quer Gaúcho na Copa não é nem a comissão técnica, mas a "família" Dunga e desconfio que a postura é a mesma em relação a Roberto Carlos.
Dunga pode até errar em não levar Paulo Henrique Ganso para uma eventual substituição de Kaká, às voltas com seu problema pubiano, mas duvido que o fará levando Ronaldinho e Roberto Carlos, estragando assim o ambiente de uma equipe que passou das vaias às glórias da conquista, tornando-se uma das favoritas à conquista da Copa. (RG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário