O Corinthians conquistou este domingo à tarde o Campeonato Paulista pela 26ª vez ao empatar com o Santos por 1 a 1, no Estádio do Pacaembu. A conquista se tornou ainda mais emocionante porque foi de forma invicta — repetindo os feitos dos anos de 1914, 1915, 1929 e 1938. O último campeão sem nenhum revés no Paulistão havia sido o Palmeiras, em 1972. Para chegar ao caneco, o Corinthians totalizou 49 pontos na competição, 13 vitórias e dez empates.
A conquista coroou também a redenção de Ronaldo Fenômeno, que voltou ao Brasil para conquistar mais um título estadual — já havia vencido com o Cruzeiro no início de sua carreira, nos anos 90. Foi a segunda do técnico Mano Menezes à frente do clube paulista, depois do título da Série B do Campeonato Brasileiro no ano passado. "Em toda conquista o técnico tem sua contribuição. Ainda mais em um torneio que ganhamos de forma invicta num campeonato que um dos mais difíceis do país", disse, emocionado, o treinador alvinegro após a partida final.
Com enorme vantagem por ter vencido a primeira partida por 3 a 1, o time da capital só administrou a vantagem. Com a conquista deste domingo, o Corinthians se isolou ainda mais como maior campeão estadual do futebol paulista. Com o 26º título, o Timão abriu quatro de vantagem para o Palmeiras, campeão no ano passado e que chegou somente às semifinais deste ano.
Foi, também, a quebra do jejum de quatro anos sem títulos paulistas do clube do Parque São Jorge. Os outros rivais haviam sido campeões mais recentemente: São Paulo (2005), Santos (2006/07) e Palmeiras (2008). O último título corintiano foi em 2003, quando venceu o São Paulo, em dois jogos no Morumbi.
Até a próxima,
erivan monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário