EU, PARTICULARMENTE, sou a favor de uma olimpíada -- assim com uma copa do mundo --no Brasil. O mundial de futebol será no ano que vem. Já os Jogos Olímpicos de 2016 podem ser no Rio.
MUITAS pessoas e muitos cronistas esportivos não gostam destes torneios em nosso país porque dizem que o Brasil tem outras prioridades. Eu concordo que tem, mas o esporte também deve ser tratado com respeito, afinal também é um "braço" do processo de educação das nações mais desenvolvidas.
O PROBLEMA é o desvio de verba. Dizem que muita gente fica rica com a organização destes megaeventos. Isso sim seria uma vergonha, como também a colocação de dinheiro público. Os governos têm de participar diretamente no processo, mas a verba tem de sair das empresas privadas.
CHICACO E Tóquio entregaram esta quinta-feira, na sede do COI (Comitê Olímpico Internacional), em Lausanne, na Suíça, os dossiês de suas candidaturas à Olimpíada de 2016. As outras duas concorrentes na disputa, Madri e Rio de Janeiro, haviam feito o mesmo na quarta, um dia antes do prazo final. O COI define a cidade-sede da olimpíada de 2016 no próximo dia 2 de outubro.
DEVE-SE lembrar-se do legado que um evento como este proporciona. Se fizerem as coisa direitinho, o Rio de Janeiro ganhará muito mais espaços esportivos para a população. Isso é a boa parte. Agora, só não podem fazer com dinheiro público e depois dar gratuitamente para clubes --- no caso do Estádio Engenhão, que foi cedido ao Botafogo.
INDEPENDENTE disso tudo, devemos lembrar que, no caso dos Jogos Olímpicos, ainda faltam alguns anos. Caso seja confirmado no Brasil (o que, no entanto, eu acho improvável -- eu aposto em Madrid), os nossos dirigentes têm de traçar um plano muito bem elaborado para formação de atletas para fazermos bonito atuando em casa.
PARA NÃO dizer que eu não falei das flores: o XV continua sem vencer. Embora tenha havido uma boa melhora diante do Palmeiras-B, na quarta-feira, a situação na tabela preocupa. E já tem gente cornetando o técnico Emerson Alcântara. Se não vencer a Penapolense, esta segunda-feira, no Barão, 'cabeças vão rolar'.
até a próxima
Erivan Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário