quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Uma draga sem fim

O futebol carioca parece que perdeu o rumo de vez e faz tempo. Em 1991, quando Luxemburgo disse que o Rio estava dez anos atrasado em relação a São Paulo, foi tachado de louco e criticado e agora o que vemos é que ele tinha razão.

A fórmula de pontos corridos adotada desde 2003 privilegia clubes organizados, com boa estrutura, que investem de forma profissional em seus departamentos de futebol. Desde então, nenhum carioca levantou o caneco, restrito a três clubes paulistas (Santos, Corinthians e São Paulo (3)) e mais o Cruzeiro em seis anos de disputa.

Os times do Rio, nesse período, amargaram a fama de cavalos paraguaios, com o Botafogo em 2007 e o Flamengo este ano liderando algumas rodadas, chegando como favoritos e perdendo o fôlego na hora da decisão.

Pior que isso, em 2009 o Vasco, que é tri-campeão brasileiro e campeão da Libertadores irá disputar a Série B após uma campanha vexatória.

Acredito que a culpa do futebol carioca estar numa draga é principalmente dos dirigentes que tentam iludir os torcedores com contratações mirabolantes, fazem parcerias duvidosas e não investem na estrutura dos clubes. O problema é que a corda sempre arrebenta para o lado do técnico e este ano foram chamuscados Caio Júnior, no Mengo e Nei Franco no Fogão.

Atitudes como a de Márcio Braga, que disse que a festa do hexa estava pronta para o Maracanã e viu o Flamengo despencar na reta final do campeonato, ficando de fora até da Libertadores 2009 só atrapalham o futebol carioca.

A bola da vez é Celso Barros, presidente da Unimed, que patrocina o Fluminense. O empresário e dublê de cartola, talvez enciumado com a troca tricolor do atacante Washington, afirmou hoje que o Coração de Leão está velho, não é mais aquele e entre outras coisas disse a seguinte barbaridade: "Ele tem um problema sério de saúde (ele tem diabetes e já passou por problemas de coração). Fez gols em quase todos os jogos, mas errou alguns pênaltis, né?"

Enquanto vive de folclore, o futebol do Rio continuará afundando cada vez mais e vendo de longe os clubes paulistas, mineiros e gaúchos faturarem títulos. É esperar para ver.


Até a próxima!


Rodrigo Guidi

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o blog de vcs! Abraços pra todos! Felipe

Anônimo disse...

Concordo e assino em baixo com tudo que foi dito (digitado)