domingo, 26 de outubro de 2008

Pra ficar?

O Corinthians retornou à elite do futebol brasileiro. O rei Roberto Carlos, que embalou a campanha da equipe do Parque São Jorge durante toda a campanha na segundona, com a Fiel gritando em todos os jogos o famoso "não pára, não pára, não pára", embalou a festa do acesso, com as arquibancadas do Pacaembu ecoando "eu voltei, voltei para ficar, porque aqui, aqui é o meu lugar..."
Uma campanha sem questionamentos, que melhorou muito com a entrada no time de Douglas e Moraes e que deve ser coroada com o título da Série B. O Timão está de volta ao seu lugar. Não que seja demérito disputar a segundona (fato experimentado por Palmeiras, Botafogo e Grêmio), mas "a torcida que tem um time" merecia o retorno à elite.
Sem deixar me contaminar com a euforia corintiana, quero analisar esse time de Mano Menezes, que para mim teve o caminho facilitado pelo baixíssimo nível da segundona deste ano (lembremos que Palmeiras e Botafogo subiram quando apenas havia duas vagas e num campeonato mais equilibrado). Vila Nova, Santo André e Avaí não servem de comparação e de quem se esperava muito como Juventude, Paraná e Bahia, houve só decepção.
Não tenho medo de afirmar: o atual elenco do Corinthians na série A estaria brigando, no máximo, por uma vaga na sul-americana. Não ficaria entre os quatro primeiros simplesmente porque Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo e Flamengo são mais times do que o Corinthians hoje, assim como o Inter de Tite e o próprio Fluminense, que luta para sair do sufoco graças ao mau começo.
O rebaixamento do Corinthians refletiu em campo os desmandos de Dualibi e companhia fora dele e o trabalho de Andres Sanches está apenas começando. Torço por ele, para que sane as sacanagens no clube e monte um time digno da Série A, com reais chances de buscar uma vaga na Libertadores em 2009, mas o time precisa de reforços, porque do contrário irá fazer apenas figuração na próxima temporada.
Duvido muito que, com esse elenco, Mano Menezes repita com o Timão o feito que levou o Grêmio da Série B ao vice-campeonato da Libertadores, mas torço por um Corinthians forte, renascido das cinzas, como a Fênix e que realmente tenha voltado para ficar.
O exemplo está dado. O Vasco que se inspire na história do alvinergo paulista. Vai ser uma pena que o clube carioca caia justamente agora que o "Euvírus" Miranda foi escorraçado. Fico triste por Roberto Dinamite, mas o rebaixamento parece inevitável e que sirva de lição para os cruzmaltinos.

Até a próxima!


Rodrigo Guidi

Um comentário:

Anônimo disse...

Corinthians brigando pela Sul-Americana? Isso é brincadeira!!!!!
Com esse time, volta pra segundona.
O único jogador bom é o goleiro Felipe. Admiro muito o futebol dele. André Santos e Douglas também se destacam, mas terão que mostrar o mesmo futebol na série A para comprovar seus valores. Assim, reforços são mais que necessários.
E Sanches não está sendo tão transparente quanto havia prometido. Por outro lado, conseguiu o primeiro objetivo, que era o acesso à elite, razão pela qual conseguiu créditos com a torcida.
Vamos esperar, então, o ano que vem para ver o "Corinthians que voltou".