quarta-feira, 27 de abril de 2011

XV, orgulho de uma cidade

O XV de Piracicaba, enfim, está na Série A1 do Campeonato Paulista. Depois de 16 anos de muito sofrimento, choro e angústia, agora a nação quinzista faz a festa. O Alvinegro foi competente ao longo da competição deste ano e coroou essa conquista com uma incontestável goleada por 4 a 1 contra o Monte Azul, longe da Noiva da Colina.

É impossível ficar alheio a esse impressionante amor que os quinzistas têm pelo seu clube de coração. Poucas vezes se viu uma comemoração tão bonita. O piracicabano sabe fazer festa — que começou ainda no estádio Otacília Patrício Arroyo e teve seu ápice nas ruas de Piracicaba. Gente nas ruas, buzinaço, a cidade pintada de preto e branco...

Passada a grande euforia, a meta agora é conquistar o título da temporada. Maior vencedor da história da Série A2 (1947, 1948, 1967 e 1983), o time da camisa zebrada agora vai enfrentar o Atlético Sorocaba neste sábado e, em caso de vitória, vai novamente à final da antiga ‘Divisão de Acesso’.

Conscientes, os dirigentes já pensam no futuro. Sabendo que inúmeras dificuldades virão, os diretores do Nhô Quim pretendem fazer um planejamento para que o clube permaneça na principal divisão do futebol paulista. Em 2013, no centenário do clube, todos os quinzistas querem comemorar na Série A1.

Mas não vai ser nada fácil. A começar pela infraestrutura necessária para os jogos. O estádio Barão da Serra Negra, um dos símbolos de nossa cidade, precisa urgentemente de inúmeros reparos. A prefeitura e a direção do Alvinegro já detectaram as principais deficiências, no entanto, é preciso agir rápido. Os problemas vão desde o acesso ao estádio até o conforto do público.

Outro ‘gargalo’ é a questão financeira. Para disputar a Série A1 do Campeonato Paulista, o XV de Piracicaba vai precisar pelo menos triplicar suas receitas para montar um time à altura de suas tradições para permanecer e até, quem sabe, ficar entre os oito melhores do Paulistão que avançam à fase final.

Por isso, formar um grupo competitivo, com a contratação de mais jogadores de qualidade, além de preservar os heróis deste ano, será imprescindível para o sucesso em 2012 na elite do futebol paulista.

É necessário que todos se unam em torno do nosso Nhô Quim. Uma ótima campanha na A1 passará por todos: empresários, atletas, comissão técnica, diretoria e torcida. Se a devoção e o amor demonstrados nestes dias após o acesso permanecerem, não há dúvidas de que o Alvinegro dará muito mais orgulho aos torcedores e à cidade de Piracicaba.

Erivan Monteiro

Nenhum comentário: