segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Tá pintando o tetra...

...Desde as primeiras rodadas do BR-09 sempre disse aqui na redação e também a outros amigos que este ano teríamos um tetracampeão. Para mim, o título seria disputado por São Paulo e Palmeiras, com times como Inter, Grêmio, Corinthians, Flamengo e Cruzeiro correndo por fora.

Surpresas
Quando disse isso, não esperava as campanhas espetaculares de Atlético Mineiro (afinal, Celso Roth não merece minha confiança), Goiás, Avaí. Nem as campanhas decepcionantes de Grêmio (que não ganha fora e ontem cedeu o empate ao desesperado Sport no próprio Olímpico) e Cruzeiro (que parece começar a melhorar).

Esperado...
...Mesmo era o desempenho irregular do Flamengo, mas o rubro-negro vem ascendente e com Adriano jogando o fino da bola promete esquentar a briga por uma vaga no G4. A decepção também fica por conta do Inter, que se perdeu nas últimas rodadas (o que custou a demissão de Tite).

Tetra ou penta?
Sobre a questão do tetra, é porque achava e continio achando que ou o São Paulo fatura seu quarto título seguido, ou quem conseguirá isso será o competente Muricyu Ramalho. O Tricolor tem mais elenco e Ricardo Gomes vem se consolidando como treinador, mas Muricy sabe ganhar Brasileirões e o Palmeiras vem jogando a cada rodada um futebol de campeão.

Palpite
Nessa altura do campeonato, mesmo ainda acreditando que dá (apesar dos cinco pontos), me arrisco a dizer que o título deve pular o muro, e repousar na sala de troféus palmeirense. O Verdão deve beliscar seu quinto brasileiro, tornando-se o segundo maior ganhador da competição nacional (para a tristeza dos cariocas e da CBF).

Hegemonia
Independente de qual dos dois faturem (não acredito em título do Inter, Goiás ou Atlético Mineiro), o futebol de São Paulo mostra sua força e sua hegemonia nos pontos corridos. Desde 2003, quando o sistema foi implantado, nada mais do que cinco (quase seis) canecos ficaram em SP, com Santos (2004), Corinthians (2005) e São Paulo (06, 07 08), com o Cruzeiro furando a fila em 2003.

Até a próxima!

Rodrigo Guidi

Nenhum comentário: