terça-feira, 17 de março de 2009

Só a vitória interessa

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou hoje a mudança no sistema de definição do piloto campeão no mundial de Fórmula 1. Segundo a entidade, o número de vitórias é quem vai definir o título e não mais a quantidade de pontos, que será utilizada para definir o campeão no caso de empate entre dois ou mais pilotos.

É mais ou menos assim como quando a Fifa definiu que a vitória em uma partida de futebol passaria a valer três pontos. Por esse critério, no ano passado Lewis Hamilton teria perdido o campeonato para Felipe Massa, já que terminou a competição com um ponto a mais e uma vitória a menos do que o brasileiro.

Confesso que ainda não consegui avaliar se o sistema é mais justo ou não. O que sei é que a Fórmula 1 deve premiar a regularidade e um piloto que sempre chega em primeiro ou segundo lugar merece o título.

A mudança deve deixar a categoria ainda mais disputada e as corridas para este ano prometem. Com a modificação dos carro, a tendência é de equilíbrio e que os pilotos passem a arriscar tudo em ultrapassagens. Vai ser bom para o público!

Por outro lado, a necessidade da vitória jogará uma pressão enorme para as equipes. Quem estiver melhor preparado, acertar melhor o carro e não fizer besteiras durante as paradas de reabastecimento e troca de pneus sai na frente.

Devemos ter uma emocionante temporada, que se inicia no dia 29 de março na Austrália. É esperar os carros e as primeiras corridas para ver quem irá disputar o título de 2009.

Até a próxima!


Rodrigo Guidi

2 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, tá na hora da Formula 1 ser devolvida aos pilotos.
Convivi com Emerson,Piquet, Boesel, Senna, que eram Pilotos:acertavam o carro, pisavam quanto e quanto queriam , ganhavam corridas na raça e no braço, depois meu amigo, na fase de Rubinho,Massa e Cia,os que estão aí, quem decide e o Box, que altera regulaegem, potência, asa e manda até o piloto deixar um parceiro ultrapassar, e por incrível que pareça , ainda é obedecido.
Tá na hora do Piloto de Formula 1, ser piloto, não um boneco ou apenas marionete no cokpit.

Anônimo disse...

Eu discordo em parte da opinião sobre esse novo regulamento. Ele pode gerar um efeito contrário; na medida que um piloto, ao não ter chances de obter a vitória em uma corrida desistir de brigar até pelas posições que lhe trariam pontos como 4º,5º ou 6º lugares. Ainda prefiro que o vencedor seja o mais regular - ao invés de se olhar apenas para o número de vitórias.