sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Marketing Fenomenal



A contratação do atacante Ronaldo pelo Corinthians foi um golaço de marketing da equipe do Parque São Jorge. A exposição do Fenômeno na mídia mundial irá garantir ao clube uma visibilidade inédita internacionalmente.
Ronaldo é notícia quando faz de suas jogadas e gols magistrais e mais ainda extra-campo, seja quando é flagrado em um motel com travestis, na balada com outros jogadores ou em qualquer situação. Convenhamos que ultimamente, Ronaldo tem sido manchete muito mais pelo que tem feito fora das quatro linhas.
De qualquer forma o efeito da contratação já pode ser sentido esta semana, com a inédita venda de camisas. Com certeza, nesse quesito o Corinthians irá bater todos os recordes dos clubes nacionais, colocando o time no patamar de times como Manchester United e Real Madri.
A camisa 9 com o nome do Fenômeno irá vender como água, mais do que a 10 do Santos e do Flamengo, que tiveram Pelé e Zico imortalizando o número em seus clubes (na época deles não se pensava tanto em marketing como hoje, porque sem dúvida seria o maior vendedor de camisas de todos os tempos).
A apresentação de Ronaldo na Fazendinha, na tarde de hoje, teve toda a pompa destinada a craques de seu quilate em clubes europeus e foi inédita em nossas terras. A única coisa que se repetiu no Corinthians foi a tradicional sirene do Parque São Jorge.
O oba-oba acabou e o próprio Mário Gobbi Filho, diretor de futebol do clube, já alertou que o craque precisa de paz para o árduo trabalho que necessita para entrar em campo. Gobbi afirmou que ‘Ronaldo está no Corinthians para jogar‘ e é exatamente aí que quero dar o meu pitaco.
Não duvido do Fenômeno, depois que ele espantou o mundo em 2002, dando a volta por cima e fazendo uma grande Copa do Mundo. Mas, apesar de fenômeno, ele é humano, teve problemas nos dois joelhos e tem sérios problemas de peso.
É importante que Andres Sanchez e a diretoria do Timão, que até hoje vem fazendo um trabalho diferente do que foi feito na Era Dualibi, não mintam para o torcedor. Ronaldo é uma grande sacada de marketing. Diria até genial porque o Corinthians deu um ‘balão‘ na desorganização flamenguista. Sua imagem alinhada ao clube irá alavancar a marca Corinthians e dar um grande impulso para sua internacionalização, mas não esperem de Ronaldo um salvador da pátria, que vá trazer títulos ao time e colocá-lo em condições de ser campeão da Libertadores em 2010, ano do centenário do clube.
Duvido muito que Ronaldo jogue, por exemplo, todo o Campeonato Brasileiro, em suas 38 rodadas, contribuindo para o time vencer, chegar ao G4 ou até ser campeão e alcançar a Libertadores no próximo ano. Pode até ser que a equipe consiga a vaga na Copa do Brasil, mas a competição é difícil também e o time ainda não vai estar tinindo.
Futebol é coletivo e as últimas conquistas do São Paulo mostraram isso. Dentro de campo, mais que Ronaldo, o Corinthians precisa de um grupo que lhe dê condições de vencer e esse elenco, ao que me parece está longe disso. Túlio, Jean e Jorge Henrique não me parecem ser a solução e enquanto inebria a torcida com Ronaldo, a diretoria não quer pagar os 15% para continuar com Herrera, que não é nenhum craque, mas foi essencial no acesso este ano.
Cautela corintianos, porque só um elenco capaz irá levar a equipe ao tão sonhado topo da América.


Rodrigo Guidi

Nenhum comentário: