sábado, 18 de outubro de 2008

Clássico com times que se equivalem


Não que eu queira ficar "em cima do muro", mas o clássico deste domingo (dia 19) entre Palmeiras e Sao Paulo é daqueles jogos que são imprevisíveis - ou seja, esse duelo está muito equilibrado. As duas equipes se equivalem e não vejo como uma vantagem o fato de o Palmeiras atuar no Estádio Palestra Itália.
Senão vejamos: 1º) este ano foram quatro "Choques Rei": duas vitórias para cada lado - três pelo Paulistão e um pelo Campeonato Brasileiro; 2º) Os clubes têm praticamente a mesma pontuação (54 para o Alviverde e 52 para o Tricolor); 3º) As estrelas de Palmeiras e São Paulo estão no gol - Marcos e Rogério Ceni são ainda os capitães de suas equipes; e 4º) contam com o mesmo (e forte) esquema defensivo com três zagueiros, o 3-5-2.
Isso não quer dizer que eu acredito no empate - e por zero a zero. Como eu disse, é um clássico imprevisível. Embora cheio de zagueiros, não podemos esquecer que ambos tem dois "estrategistas" no banco de reservas: aqueles famosos por "mudar o resultado do jogo no intervalo". São treinadores experientes em ganhar campeonatos por pontos corridos. Luxemburgo faturou com o Cruzeiro (2003) e com o Santos (2004); Já Muricy levou o caneco dos dois últimos campeonatos (2006 e 2007).
Analisando o restante das equipes, a gente pode ver que é tudo muito igual. Nas laterais, Jancarlos e Élder Granja vivem bons momentos na direita, assim como Leandro e Jorge Wagner do outro lado. No meio-campo, dois "cabeças-de-área" da jovem geração que estréiam no clássico: Sandro Silva e Jean. Os novatos ainda terão o auxílio dos incansáveis Léo Lima e Zé Luís.
Na armação pode estar a maior diferença de estilos: enquanto o palmeirense Diego Souza "carrega" mais a bola e tem a habilidade como seu forte, o são-paulino Hernanes dá ritmo de jogo ao time e é muito bom em chutes de fora da área.
No ataque, eu acredito que o Palmeiras está ligeiramente melhor com Kléber e Alex Mineiro - que são mais "fazedores de gols". Porém, um ataque com Hugo (que foi muito bem deslocado para frente por Muricy) e o rápido Borges não pode ser desesprezado.
Enfim, esperamos um "Choque Rei" cheio de lances bonitos. E, apesar de sempre ter defendido o sistema antigo do Brasileirão (com mata-mata entre os oito melhores), eu tenho de admitir que está muito legal essa disputa ponto-a-ponto dos rivais desta tarde e mais o líder Grêmio e o Cruzeiro.
Então que vença o melhor e paz no Palestra !!!!
Até a próxima (Erivan Monteiro)

Nenhum comentário: