sexta-feira, 30 de julho de 2010

CLÁSSICO DOS OPOSTOS

PALMEIRAS e Corinthians fazem neste domingo o clássico mais charmoso do Estado. Em campo, uma história muito bonita, com muitos títulos e torcidas apaixonadas, no não menos importante estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.

OS DOIS mais tradicionais clubes do Estado tem histórias parecidas. Ambos foram fundados por operários (italianos ou não), que, com muito suor e sacrifícios, conduziram seus clubes para se tornarem duas das maiores potências do futebol paulista, brasileiro e mundial.

O CORINTHIANS veio primeiro. Em 10 de setembro de 1910 nascia o "Time do Povo", no bairro no Bom Retiro, na região central de São Paulo. O Palmeiras surgiu quatro anos depois, em 26 de agosto de 1914, com muitos membros dissidentes do Alvinegro. A "briga" entre os maiores rivais do futebol paulista começou cedo....

AO LONGO da história  o Palmeiras é o time que mais enfrentou o Corinthians, assim como o Corinthians é o time que mais enfrentou o Palmeiras – 326 jogos. O Palmeiras venceu 117 jogos, enquanto o Corinthians levou a melhor 112 vezes. Houve 97 empates. O Palmeiras marcou 479 gols e Corinthians 441.


O NOME Derby foi criado pelo jornalista Thomas Mazzoni, de A Gazeta Esportiva, para definir o tradicional clássico entre Corinthians e Palmeiras, por ser uma partida difícil de apontar o vencedor, como eram as corridas de cavalo disputadas em Epsom, na Inglaterra, que recebiam, originalmente, o nome de “Derby”.

PARA finalizar, eu aposto em vitória palmeirense por 2 a 0 neste domingo. Apesar de o Corinthians estar melhor na classificação, as ausências de Roberto Carlos e Dentinho tiram um pouco do brilho alvinegro. Ao contrário do Verdão, que joga em "casa", com mais torcida, e embalado pela contratação do craque chileno Valdivia.


Até mais,

Erivan Monteiro

Editor de Esportes
Jornal de Piracicaba

Nenhum comentário: