quarta-feira, 27 de maio de 2009

A velha questão da audiência

Mais uma vez a Globo mostra toda a sua influência e poder no futebol brasileiro ao exibir hoje à noite a semifinal da Copa do Brasil em vez de mostrar o jogo das quartas-de-final da Libertadores entre Cruzeiro e São Paulo.

Não vou discutir aqui o tamanho das torcidas de Corinthians e São Paulo, nem tampouco o poder econômico e de retorno aos anunciantes da emissora que cada torcedor tem. Isso me parece óbvio.

Não quero também desmerecer a força e importância que têm Corinthians e Vasco para o futebol brasileiro, mas em termos de competição, a Libertadores é muito mais importante.

Muitos vão argumentar que o Corinthians traz mais audiência e a Globo sentiu isso na pele ao transmitir nas primeiras rodadas do Brasileirão os jogos de São Paulo e Palmeiras. Mas o Timão tem um ingrediente a mais: Ronaldo, que faz a diferença.

Vale lembrar, que Ronaldo não estará em campo hoje e que são-paulinos e cruzeirenses são tão expectadores e consumidores como corintianos e vascaínos.

Dividindo a transmissão com a Band, a Globo poderia optar em transmitir o duelo de Minas, já que a emissora paulista não tem outra opção que não a Copa do Brasil. Isso seria mais democrático e permitiria que os telespectadores paulistas escolhessem o que querem ver.

Afinal, não só de corintianos é feito o futebol de São Paulo, que abriga ainda, com certeza, milhares de torcedores do Cruzeiro.

Infelizmente isso é utópico e nos faz sonhar um dia que aqueles que não tem uma TV por assinatura possam assistir aquilo que querem e não o que as emissoras os enfiam goela a baixo.

Até a próxima!

Rodrigo Guidi

Um comentário:

Edmar disse...

É isso ai...mancada da Globo!!!!!